Nossos Negócios

Na Cosan, atuamos nos segmentos de energia e logística, com empresas especializadas em distribuição de combustíveis, produção de açúcar, etanol e energia elétrica, distribuição de gás natural e lubrificantes, e de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Conheça as empresas e suas áreas de atuação:

Raízen

Criada a partir de uma joint venture entre a Cosan e a Shell, a Raízen é uma das quatro maiores companhias em faturamento, a segunda maior distribuidora de combustíveis do País, a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional.

Raízen Combustíveis

  • Mais de 7.000 postos de serviço de distribuição de combustíveis
  • Mais de 3.000 clientes B2B
  • 1.000 lojas de conveniência Shell Select
  • 68 terminais de distribuição
  • 68 aeroportos no negócio de combustíveis de aviação
  • 1 refinaria

Distribuição e comercialização de combustíveis: operação logística integrada e processos otimizados para percorrer uma ampla malha de distribuição de combustíveis em diversos modais e atender clientes industriais, de aviação e varejo, em todos os estados.

Varejo: comercialização de combustíveis por meio da marca Shell em mais de 6.400 postos espalhados por todo o Brasil.

B2B: atende empresas de diversos segmentos – transporte de cargas e passageiros, agrícola, minerador, ferroviário e industrial – e investe em ferramentas e no controle de frotas para garantir gestão inteligente e soluções integradas aos seus clientes.

Aviação: abastece as principais companhias aéreas com a qualidade e excelência da marca Shell e Shell Aeroclass.

Argentina: mais recentemente, a empresa adquiriu os ativos da Shell na Argentina. A marca está em 2º lugar no market share do país, com mais de 650 postos de combustíveis e um volume de vendas de 6 bilhões de litros de combustíveis ao ano.

Raízen Energia

  • Capacidade de moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de açúcar em 26 usinas
  • Produção de mais de 4,0 milhões de toneladas de açúcar e mais de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano
  • 1 GW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana

Açúcar: maior exportadora individual do produto, conquistou uma posição privilegiada no desenvolvimento do açúcar Very High Polarization (VHP) e na produção de açúcares orgânicos e líquidos.

Etanol: gerado a partir da cana de açúcar e usado por indústrias de combustível, perfumes, bebidas, tintas, químicos e plásticos. A empresa é uma das primeiras brasileiras na produção comercial do Etanol de Segunda Geração (E2G), solução competitiva para atender à crescente demanda por biocombustíveis no Brasil e no mundo.

Bioenergia: os subprodutos da cana-de açúcar também são matérias-primas para a geração de bioeletricidade, uma alternativa para o setor energético nacional. O reaproveitamento da biomassa (bagaço e palha) para esse fim reduz emissões de CO² fóssil no Brasil.

Conheça a estrutura acionária da Raízen.

Acesse o website de RI da Raízen: ri.raizen.com.br

COMGÁS

Com mais de 1,9 milhão de clientes no Estado de São Paulo, a Comgás é hoje a maior distribuidora de gás natural do Brasil. A Companhia abastece os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração, com fornecimento ininterrupto e atendimento 24 horas. São quase 17 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios na área de concessão da empresa que inclui a região metropolitana de São Paulo, a região administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. 

Para mais informações, acesse o website de RI da Comgás: ri.comgas.com.br

Moove

Uma das maiores empresas de lubrificantes do País, a Moove atua globalmente na produção e distribuição das marcas Mobil, Comma e outras marcas profissionais. O sucesso do modelo de gestão da Cosan levou a empresa a exportá-lo para países como Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Escócia, Inglaterra, Portugal e França.

Com capacidade produtiva de dois milhões de barris por ano, a Moove conta com duas unidades fabris – uma no Rio de Janeiro (Brasil) e outra em Kent (Inglaterra).

No Brasil, a empresa tem como foco a produção e distribuição de lubrificantes da marca Mobil, a distribuição de óleos básicos, além da rede de franquias especializadas em serviços automotivos Zip lube. No exterior, comercializa a marca Mobil na América do Sul e na Europa. Com a marca Comma, está presente em mais de 40 países do continente europeu e da Ásia.

Saiba mais sobre a Moove

Rumo

A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina. Oferece uma gama completa de serviços, com uma plataforma de transporte intermodal moderna e integrada, operando com 12 terminais de transbordo, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões. Administra 12 mil quilômetros de ferrovias, que passam por seis estados (SP, MT, MS, PR, SC e RS), interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.

Suas concessões ferroviárias atendem aos três principais corredores de exportação de commodities agrícolas, abrangendo uma área responsável por aproximadamente 80% do PIB brasileiro e por quase 70% do total de soja e milho produzido no País.

Para mais informações, acesse o website de RI da Rumo: ri.rumolog.com/

(*) A Cosan possui, ainda, participações nas empresas Radar e Cosan Biomassa.

Última atualização em
Voltar