Conselhos, Comitês e Diretoria

Conselho de Administração

O Estatuto Social da Cosan Limited estabelece que o Conselho de Administração será composto, no mínimo, sete e, no máximo, vinte membros efetivos. Durante os períodos de ausência ou indisponibilidade temporária de um membro do seu Conselho de Administração, suas funções devem ser exercidas por outro conselheiro a quem tenha outorgado poderes para tanto, ou, não tendo havido tal outorga, pelo conselheiro efetivo indicado pelos demais conselheiros para assumir tais funções. O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável por, entre outras incumbências, estabelecer as diretrizes e políticas gerais de negócios da Companhia. O Conselho de Administração é também responsável pela supervisão da gestão dos diretores e pelo monitoramento da implementação de políticas e diretrizes ocasionalmente estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos pelos acionistas da Cosan reunidos em assembléia geral ordinária para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. Os membros do Conselho de Administração podem ser afastados a qualquer momento, independente de motivo, por seus acionistas reunidos em assembléia geral.

O quadro abaixo lista os atuais membros do Conselho de Administração da Cosan Limited:

Conselheiro classe I

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Rubens Ometto Silveira Mello Presidente Conselho de Administração (Classe III) AGO 16 AGO 19

Rubens Ometto Silveira Mello é Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, Cosan S.A, Comgás, Rumo e Raízen, além de acionista controlador das empresas. O empresário possui mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas, nas áreas administrativa e financeira.
Antes de ingressar na Cosan, atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO - União de Bancos Brasileiros S.A. e entre 1973 e 1980 como Diretor Financeiro da Votorantim. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio é um dos fundadores da UNICA – Associação Brasileira da Indústria de Cana, e é desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Rubens Ometto Silveira Mello foi eleito foi eleito Empreendedor do Ano em 2010 pela revista Dinheiro, Personalidade do Ano em 2013, em Londres, pela Câmara de Comércio Brasil Reino Unido, Homem do Ano em 2014, em Nova York, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e Ferroviário do Ano pela Revista Ferroviária, em 2016.

Pedro Isamu Mizutani Conselheiro classe III AGO 16 AGO 19

O Sr. Mizutani é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A desde 2000 e Diretor Superintendente desde 2001 ocupando atualmente o cargo de Diretor Vice Presidente Geral. O Sr. Mizutani é pós-graduado em Finanças pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (1986) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV com extensão pela Ohio University (2001). É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1982). O Sr. Mizutani possui mais de 20 anos de experiência na área administrativa e financeira desenvolvida em empresas do setor sucro-alcoleiro. Além disso, atuou na Costa Pinto S.A., como Supervisor de Planejamento, de 1983 a 1987, como Gerente Financeiro, de 1987 a 1988, e como Superintendente Administrativo e Financeiro, de 1988 a 1990. De 1990 a 2001 atuou como Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo. A partir de 2001 assumiu a posição de Diretor Superintendente do Grupo, onde tem como atribuição a coordenação geral das atividades estratégicas e operacionais das áreas comercial, administrativa, financeira, agrícola e industrial.

Marcelo Eduardo Martins Conselheiro classe III AGO 16 AGO 19

Marcelo Martins é Vice-Presidente de Finanças da Cosan Limited desde abril de 2015. Bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializado em finanças, Martins é membro dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, da Cosan S.A, da Rumo, da Comgás, da Cosan Logística e da Radar. Faz parte ainda dos Conselhos da Fundação Bienal, do MASP e do Museu Reina Sofia em Madrid. Ingressou na Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e, entre 2009 e 2015, foi vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Cosan S.A. Antes de ingressar na Cosan, o executivo foi diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre 2003 e 2007. Também comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Burkhard Otto Cordes Conselheiro classe II AGO 15 AGO 18

Buckhard Otto Cordes é Diretor Executivo da Cosan Limited desde 2016 e membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2005. É graduado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e pós-graduado (MBA em finanças) pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco em middle market e Corporate. Atualmente ocupa o cargo de gerente financeiro. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.

Marcelo de Souza Scarcela Portela Conselheiro classe II AGO 15 AGO 18

O Sr. Portela é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2008, da Cosan Limited desde 2007 e é Conselheiro Geral da Companhia. É graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em direito comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988) com especialização pela McGill University Law School em Montreal, Canadá (1990). Prestava serviços à Companhia nas áreas societária, contenciosa, contratual e consultiva, além de prestar assistência no campo do Direito Comercial e Civil em geral.

Marcos Marinho Lutz Conselheiro classe II AGO 15 AGO 18

Marcos Marinho Lutz é diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. O executivo também é Conselheiro da Comgás, da Rumo, da Raízen, da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Monsanto Co. Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, antes de ingressar na Cosan, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infra-Estrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.

José Alexandre Scheinkman  Conselheiro classe I AGO 14 AGO 17

O Sr. Scheinkman é membro do Conselho de Administração desde agosto de 2007. O Sr. Scheinkman é Professor de Economia Theodore A. Wells 29 da Universidade de Princeton. O Sr. Scheinkman é bacharel em economia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestre (1973) e doutor (1974) em economia pela University of Rochester e mestre em matemática pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Brasil) (1976). É membro da Academia Americana de Artes e Ciências, Membro da Sociedade Econométrica e recebeu uma “docteur honoris causa” da Université Paris-Dauphine. Em 2002 ele foi Professor de Pesquisas da Blaise Pascal (França). O Professor Scheinkman é membro do Conselho Científico do Institute Europlace de Finance (Paris) e membro do Conselho Acadêmico da IBMEC (São Paulo). Anteriormente, foi Alvin H. Baum Distinguished Service Professor e Presidente do Departamento de Economia da Universidade de Chicago, Vice Presidente do Grupo de Estratégias Financeiras de Goldman, Sachs & Co., co-editor do Journal of Political Economy e membro do grupo de consultas econômicas à Sloan Foundation.

Roberto de Rezende Barbosa Conselheiro classe II AGO 15 AGO 18

O Sr. Barbosa é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A.. Nascido na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, em 26 de junho de 1950. Efetuou estágio no Banco Halles e na Revenda de Automóveis Dacon. Posteriormente assumiu os negócios da Família em 1975. Industrial e Administrador de Empresas, foi Presidente do Grupo NovAmérica, e é Presidente e Conselheiro Administrativo do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, Conselheiro da SCA - Sociedade Corretora de Álcool, Conselheiro do IEDI - Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial e Conselheiro da UNICA - União da Agroindústria Canavieira de São Paulo.

Dan Ioschpe Conselheiro classe II AGO 15 AGO 18

O Sr. Ioschpe é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Graduação pela ESPM – SP e mestrado em administração de empresas (MBA) pela Amos Tuck School do Dartmouth College (EUA). Ingressou na Iochpe-Maxion em 1986, onde exerceu vários cargos até junho de 1996, quando saiu para assumir a Presidência da AGCO no Brasil. Retornou à Iochpe-Maxion em janeiro de 1998, assumindo no mesmo ano a Presidência, permanecendo até março de 2014, quando assumiu a Presidência do Conselho de Administração.

Maílson Ferreira da Nóbrega Conselheiro classe I AGO 14 AGO 17

O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro - EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega também é membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.

Richard Steere Aldrich Junior Conselheiro classe I AGO 16 AGO 19

O Sr. Richard S. Aldrich, Jr. é graduado nos Estados Unidos pela Brown University (1970) e pela Vanderbilt University School of Law (1975). Em 1975, ingressou como associado no Shearman & Sterling LLP onde se tornou sócio em 1984, permanecendo nessa posição até 2009. Naquele ano, tornou-se sócio no Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP, onde atualmente atua como sócio consultor. Durante sua carreira, trabalhou principalmente em ofertas, fusões e aquisições, reestruturações de dívidas e financiamentos públicos e privados no Brasil e nos Estados Unidos. 

Vasco Augusto Pinto Fonseca Dias Júnior Conselheiro classe III AGO 16 AGO 19
O Sr. Vasco Augusto Pinto Fonseca Dias Júnior é formado em Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com pós-graduação na mesma Universidade. Entrou para o Grupo Shell como estagiário em 1979 e, em seguida, passou a analista e chefe de sistemas. Em dezembro de 2000 deixou a companhia para se tornar Diretor Executivo da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Retornou à Shell em fevereiro de 2005 na condição de Presidente da América Latina. Ocupou o cargo de Presidente da Raízen Energia S.A de 2011 (época da integração das operações entre Cosan e Shell) até março de 2016. 

Diretoria Executiva

A Diretoria da Cosan Limited é eleita pelo seu Conselho de Administração. O quadro abaixo lista os atuais Diretores da Companhia:

NOME POSIÇÃO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Marcos Marinho Lutz Diretor Presidente 2015 Março de 2017

Marcos Marinho Lutz é diretor-presidente da Cosan Limited desde abril de 2015. O executivo também é Conselheiro da Comgás, da Rumo, da Raízen, da Cosan Limited, Cosan S.A. e da Monsanto Co. Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica, antes de ingressar na Cosan, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infra-Estrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.

Marcelo Eduardo Martins Diretor Financeiro 2015 Março de 2017

Marcelo Martins é Vice-Presidente de Finanças da Cosan Limited desde abril de 2015. Bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializado em finanças, Martins é membro dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, da Cosan S.A, da Rumo, da Comgás, da Cosan Logística e da Radar. Faz parte ainda dos Conselhos da Fundação Bienal, do MASP e do Museu Reina Sofia em Madrid. Ingressou na Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e, entre 2009 e 2015, foi vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Cosan S.A. Antes de ingressar na Cosan, o executivo foi diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios da Votorantim Cimentos entre 2003 e 2007. Também comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Marcelo de Souza Scarcela Portela Conselheiro Geral 2015 Março de 2017

O Sr. Portela é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2008, da Cosan Limited desde 2007 e é Diretor Executivo Jurídico da Companhia. É graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em direito comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988) com especialização pela McGill University Law School em Montreal, Canadá (1990). Prestava serviços à Companhia nas áreas societária, contenciosa, contratual e consultiva, além de prestar assistência no campo do Direito Comercial e Civil em geral.

Paula Kovarsky Rotta Diretora de Relações com Investidores 2015 Março de 2017

A Sra. Paula Kovarsky é graduada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e com MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui 20 anos de experiência no setor de Óleo & Gas, tendo trabalhado no Itaú BBA por 9 anos como Head da equipe de Equity Research, Head of Latam Oil & Gas and Petrochemicals e Head de Utilites. Anteriormente trabalhou na Shell por 10 anos como gerente de Business Developer em Gas&Power e E&P. Paula atua como Diretora de Relações com Investidores desde Junho de 2015.

Burkhard Otto Cordes Diretor Executivo 2016 Março de 2017
O Sr. Cordes é membro do Conselho de Administração da CosanS.A. desde 2005 e Diretor Executivo da Cosan Limited desde 2016. É graduado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e pós-graduado (MBA em finanças) pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco em middle market e Corporate. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.

 

Última atualização em
Voltar